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Namaha | Instituto de Yoga, Pilates e Acupuntura - Sorocaba
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Pilates

O método Pilates tem a finalidade, através de exercícios realizados em solo ou aparelhos, com ou sem bola suíça e outros acessórios, de correção de desequilíbrios musculares, correção de alterações posturais, prevenção de patologias, reabilitação física e condicionamento físico controlado.

O método tem como princípios:

Concentração: em que o paciente deve prestar atenção na velocidade do movimento e adquirir percepção do corpo no espaço;

Controle: os movimentos devem ser controlados conscientemente, para evitar lesões e descoordenação;

Centro de força: centro físico abdominal, que é o foco principal do método. É o ponto de partida, de sustentação e estabilização;

Fluidez: os movimentos devem ser suaves e contínuos durante toda a amplitude;

Precisão: coordena a velocidade do movimento articular com a velocidade da fase do ciclo respiratório; Respiração: aumenta a oxigenação do sangue venoso e arterial. Se realizada adequadamente é o que mantém o exercício por bastante tempo;

Relaxamento: o corpo fica estático e a mente trabalha. O paciente tenta perceber assimetrias e busca o equilíbrio, eliminando tensões musculares.

Método
Joseph Pilates uniu os pensamentos oriental e ocidental para a criação de um novo método de exercícios físicos. A abordagem oriental de exercícios baseia-se em flexibilidade, controle dos movimentos e relaxamento, enquanto que a abordagem ocidental baseia-se em força, resistência física e automatização dos movimentos. Assim, a mente e o corpo trabalham juntos, estabelecendo-se um equilíbrio no qual uma mente sadia é capaz de entrar em sintonia com o corpo, aumentando a capacidade física e mental.

Princípios
• Concentração: o aluno exerce a percepção do corpo
• Controle: a mente controla o movimento
• Centralização: estabilização do corpo através do fortalecimento do centro de força
• Fluidez: movimentos suaves e contínuos
• Precisão: movimentos coordenados e precisos para assumir o controle do corpo
• Respiração: exercícios realizados no ritmo respiratório

Benefícios
• Melhora da capacidade cardiorrespiratória
• Melhora da postura
• Aumento da força e resistência
• Promove alongamento global
• Promove equilíbrio diminuindo risco de quedas
• Recuperação e prevenção de lesões
• Prevenção da incontinência urinária
• Alívio de dores nas costas
• Relaxamento
• Boa forma física

Indicações
• Gestantes
• Crianças
• Idosos
• Pessoas que procuram um corpo bonito e saudável
• Pessoas com dores musculares
• Hérnias de disco
• Osteoartrose
• Incontinência urinária e fecal
• Reabilitação de cirurgias ortopédicas
• Alívio do stress

O horário deve ser Agendado Previamente.
Prezando a qualidade do nosso atendimento e um serviço personalizado, as práticas terão, no máximo, 2 alunos por horário. Assim, o trabalho poderá ser focado nas reais necessidades de cada um e na sua observação constante durante a prática.

Depoimentos

Cristiane S. Pires
Clarice Aparecida Montovani
Célia
Daniele Cristina Gomes