Facebook
Fale Conosco
WhatsApp 15 99658-0209
Namaha | Instituto de Yoga, Pilates e Acupuntura - Sorocaba
Rua Ângelo Elias, 673 - Santa Rosália - Sorocaba / SP.

Receba novidades no seu email. Assine a nossa newsletter:
Enviar
Terapias Complementares
Acupuntura Florais de Bach Yogaterapia

Ginástica Holística

Você já ouviu falar em Ginástica Holística?

Pois é, nós também conhecemos essa técnica há pouco tempo. E ficamos encantados com os resultados!

E ainda mais por saber que empresas oferecem a Ginástica Holística dentro do seu espaço físico, realizando um trabalho altamente preventivo e corretivo, direcionado aos seus funcionários, o que vem reduzindo em muito o número de cirurgias corretivas de coluna.

 

Mas, então, o que é a Ginástica Holística?

(“holística” é um neologismo com origem na palavra grega “holos”, ou “o que se relaciona com o todo”)

É um método de trabalho corporal que atua em três níveis: o pedagógico, o preventivo e o terapêutico e que foi criado pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 - Paris, 1994).

 

Nesse método o foco não é malhar o abdome ou engrossar a panturrilha. O objetivo é trabalhar o corpo como um todo, através de movimentos globais, para promover o alinhamento da postura e evitar dores. Os alunos experimentam gestos complexos e inabituais que solicitam a imaginação, o potencial lúdico e, consequentemente, exigem respostas neuromusculares renovadas.

Os movimentos praticados nesse método agem simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular. Portanto, contribuem para melhorar todas as funções do indivíduo, incluindo a melhora no sono e do rendimento nas atividades diárias, o que gera um ganho psicológico expressivo. Além disso, proporciona autonomia ao individuo, já que este passa a conhecer melhor o seu próprio corpo. E os conhecimentos adquiridos durante o tratamento são levados para a prática das atividades diárias.

A Ginástica Holística, como não poderia ser diferente por trabalhar o ser de maneira global, promove uma integração entre corpo e mente o que, consequentemente, auxilia nas questões emocionais. Sabemos o quanto a dor influencia no emocional. É impossível ficar de bom humor, ter um bom relacionamento em casa ou um bom rendimento no trabalho, se estivermos com dor. Com a diminuição das dores adquirimos uma melhor qualidade de vida e um equilíbrio significativo na parte emocional.

 

Quem pode se beneficiar com a prática da Ginástica Holística?

Por ser um método muito abrangente qualquer pessoa pode ser beneficiada independente da idade, sexo e patologia. Os exercícios previnem vários tipos de desordens e tratam as lesões causadas por esforço repetitivo, hérnias de disco, problemas articulares e dores nas costas, em geral. A estética também melhora, com o alinhamento das estruturas e do próprio funcionamento interno. 
Esse trabalho também é indicado na gravidez e pós-parto para que o corpo possa se adaptar às diversas alterações de respiração e peso referentes a esses períodos.

 

“Da educação do corpo ao equilíbrio do Espírito.” (L. Ehrenfried)

 

 

 

Depoimentos

Cristiane S. Pires
Clarice Aparecida Montovani
Célia
Daniele Cristina Gomes